Como Fazer sua Captação de Recursos por Editais?

Editais são processos criados por organizações públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para selecionar organizações sociais para a destinação de recursos. Cada edital possui regras próprias e um prazo de inscrição e seleção. Hoje eu vou te ajudar a estruturar a sua organização para captar recursos através de editais.

Você se surpreenderia se eu te dissesse que todo ano oferecem mais de R$ 3 bilhões para sua organização social? 

Não, eu não me enganei. É isso mesmo que você leu. 

Esse é o valor estimado disponibilizado em editais públicos e privados todo ano no Brasil. Se interessou né?! Pois então trate de se organizar e colocar a mão na massa pra conseguir uma fatia dessa torta. 

Não sabe por onde começar? Vou te explicar.

O que são editais públicos e privados?

Essa, apesar de não parecer, é uma estratégia bem simples e viável de captação de recursos.

Os editais são processos que selecionam organizações sociais para receber recursos financeiros. Eles detalham regras e critérios pelos quais os melhores candidatos serão escolhidos. 

Ficou difícil de entender? Vou te dar um exemplo. Em 2019, o Movimento Bem Maior queria doar R$ 5 milhões para 50 organizações sociais de todo Brasil. Ao invés de simplesmente escolher ONGs da sua rede de contatos, ele lançou um edital para que interessados à doação de R$ 100 mil se inscrevessem. Mais de 2.000 organizações enviaram propostas. Delas, saíram as 50 escolhidas.

Simples assim.

Qual é o tamanho do mercado de editais no Brasil?

É um mercado bem grande! 

Pra você ter uma noção, só em 2019 o valor distribuído por editais pode ter passado de R$ 3 bilhões. Incrível né?

Quem traz essa estimativa é o relatório de editais Brasil do PROSAS, que mapeou, naquele ano, 1.675 editais públicos e privados lançados por 1.069 diferentes organizações.

Esses editais disponibilizaram em média R$2.000.000,00. Nada mal né?

O tamanho do mercado de editais no Brasil realmente impressiona

É claro que não são todos os editais que disponibilizam esse montante. Algumas áreas disponibilizam mais, outras menos. 

Por exemplo: as áreas de eficiência energética e de ciências e tecnologias, apesar de terem poucos editais, disponibilizam valores médios maiores.

Em contrapartida, apesar de mais numerosos, os editais de cultura e indústria criativa disponibilizam montantes 3,4 vezes menores que a média geral.

Perfil dos editais no Brasil

Seguem abaixo alguns pontos para te ajudar a entender qual é o perfil dos editais no Brasil (baseado no relatório de editais Brasil do PROSAS, com dados de 2019):

  • Pouco mais de 50% são editais nacionais, ou seja, aceitam propostas de todo Brasil. Os outros 50% são divididos entre municipais, estaduais e regionais.
  • Pouco mais de 80% do total de editais foram lançados por iniciativas nacionais. Os outros 20%, por internacionais.
  • Quanto à área de interesse, 64% são de cultura e artes. Se considerarmos que esta é uma causa árida para captar recursos com grandes doadores, há aqui uma grande oportunidade.
  • Dentre os editais mapeados que deixam claro seu público alvo (apenas 18,9%), a grande maioria é destinada a Infância adolescência (26%) e juventude (20%), seguidos por questões de gênero (16%) e raciais (12%).
  • Quanto à fonte de recursos dos editais, o governo é o maior investidor, com mais de 47,7% do total. 
  • A média de tempo que os editais ficam abertos para inscrição é de 39 dias.
  • Uma curiosidade é que os meses do ano que saem mais editais são: fevereiro, agosto e outubro. Ou seja, fique especialmente de olho nos editais nesses meses!

Quer saber mais? Todos esses dados podem ser conferidos no relatório de editais do PROSAS, ok?

Captação de recursos com editais é para mim?

Mesmo não sabendo a área de atuação da sua organização, te digo: SIM!!! 

Editais é uma estratégia de captação de recursos fundamental para qualquer tipo de organização social formalizada!

Posso te afirmar com toda certeza que você deve incluir a inscrição em editais na sua rotina.

Mas será que não tem um tipo de organização social que os editais “gostam mais”? 

Olha… na verdade tem sim. Confere esse gráfico com os percentuais dos objetivos dos editais de 2019. Vai dar pra ter uma boa noção das causas mais e menos preferidas:

Percentuais dos Objetivos dos Editais em 2019 no Brasil
Fonte: Relatório Editais Brasil 2019 – PROSAS

Mas você pode me perguntar: e se minha organização social não for formalizada? Ai a coisa muda um pouco de figura. A enorme maioria dos editais são apenas para ONGs formalizadas, com documentação em dia. Mas não desanime! Veja aqui como formalizar sua organização social para aproveitar todo potencial dos editais!

Como captar recursos com editais na prática?

Confira 3 passos para conseguir emplacar a sua captação de recursos através de editais.

1. Estabeleça uma meta de inscrição

Estabeleça uma meta de editais nos quais sua organização quer se inscrever. Pode ser um por mês ou um por semana. O importante é ter uma meta. Ah… e um responsável por atingi-la.

Isso vai te ajudar a não ficar perdido ao longo do ano em relação à quantidade de editais em que sua organização deveria se inscrever.

2. Estabeleça uma meta de aprovação

Tenha uma meta conservadora e realista. Digo isso porque é bem provável que você não seja selecionado na enorme maioria dos editais nos quais se inscrever. 

Ser aprovado em um edital no primeiro ano de inscrições já é uma grande meta!

Funil de Aprovação de Captação de Recursos em Editais
Pense em um funil. Você precisará se inscrever em muitos projetos para ser aprovado em alguns. Seguir as dicas da Norte te ajuda a alargar o fundo do funil

3. Pesquise!

Pra não perder boas oportunidades, se mantenha sempre pesquisando por novos editais. O edital feito sob medida para sua organização pode estar sendo lançado agora! Fique atualizado.  

Não sabe por onde começar? Te recomendo o PROSAS como uma excelente referência para pesquisar e ficar por dentro dos editais que estão rolando. 

8 dicas matadoras da Norte para se dar bem nos editais!

Se você chegou até aqui, está praticamente pronto para começar a captar recursos com editais. Faltam ainda as dicas da Norte que te farão ter ainda mais sucesso nessa estratégia:

1. Leia o edital com atenção

Sim, essa é a dica mais importante. Acredite se quiser. Muitas pessoas se inscrevem em editais sem ler suas regras. Fazendo isso, você só vai perder o seu tempo e o de quem está fazendo a seleção.

Em 2019, participei da banca de seleção do edital do Movimento Bem Maior. Estava claro nas regras que seriam elegíveis organizações que tivessem no máximo R$500 mil de orçamento anual. Muitas ONGs que se inscreveram tinham faturamento pelo menos 10 vezes maior. Elas não tinham lido as regras com atenção.

2. Não deixe para fazer a inscrição do edital no último dia 

A pressa é inimiga da perfeição. Se você quiser fazer uma inscrição de qualidade, não deixe para a última hora. Lembre-se do primeiro passo para captar recursos com editais: definir uma meta de inscrições. Em outras palavras, planeje-se para já saber com antecedência em quantos e quais você vai se inscrever.

No segundo edital que gerenciei pelo Instituto Phi, em 2018, 80% das inscrições foram feitas no último dia, sendo 50% na última hora (literalmente). Praticamente nenhuma dessas propostas foi aprovada. Estavam com pouca qualidade.

3. Pesquise sobre a organização que está promovendo o edital

Isso vai te ajudar a conhecer e entender melhor o perfil de projetos preferidos dessa organização. Consequentemente, você vai sacar melhor as entrelinhas do edital, encaixando melhor sua proposta. Pode ser um super diferencial! 

4. Faça um rascunho antes da inscrição definitiva

Muitas pessoas entram na plataforma pela qual o edital é feito e se inscrevem sem salvar as informações. Não faça isso! Abra um word no seu computador e o preencha como se estivesse preenchendo o edital. Só depois insira as informações no sistema do edital. Isso vai evitar que você perca o material caso o sistema caia.

Além disso, essas mesmas informações podem te servir para outras inscrições.

5. Submeta propostas realistas e dentro do valor do edital. 

Lembre-se que, caso você seja aprovado, terá que entregar ao doador os resultados prometidos. Por isso, faça uma proposta realista. 

Não recomendo que você prometa um impacto muitas vezes maior do que gera hoje nem um escopo de trabalho fora da causa que já conhece.

O mesmo vale para os custos. Tenha cuidado para não fazer uma proposta de valores muito baixa, só para ser aprovado, nem muito alta, além do necessário para atingir os resultados.

6. Peça para uma segunda pessoa da organização revisar a proposta

Não seja o único da sua ONG a ver a proposta submetida a um edital. Ela com certeza tem erros de português e pontos pouco claros. Uma dupla checagem melhora muito a qualidade da proposta.

7. Tenha certeza que todos seus documentos estão em dia!

Você não quer perder uma aprovação porque sua certidão estava vencida, né? Mantenha todos os documentos em dia, sempre. Se tiver alguma pendência, resolva logo.

A análise documental foi a primeira etapa de todos os editais dos quais participei como selecionador. Posso dizer que quem não tinha enviado os documentos pedidos, quase sempre não tinha a proposta nem lida.  

8. Não desista! Persista!

O processo de inscrição em editais é bem trabalhoso. Você vai receber muito mais “não” do que “sim”. Mas não se deixe abater por isso. Não desista. Esta é uma estratégia de longo prazo, que vai remunerar sua disciplina e persistência.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor todo esse processo de captação de recursos com editais. Caso você continue com alguma dúvida ou tenha algum comentário para fazer sobre o tema, é só deixar aqui embaixo que eu te respondo! 

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